Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de maio de 2017

IBB - Igreja Batista do Barreto - Famílias comprometidas com Deus

Estamos no mês da família agradeço muito a Deus que esse mês fiz 15 ano de casa com minha esposa. Louvo a Deus pela oportunidade de está ministrando sua Palavra para as famílias da nossa igreja IBB - Igreja Batista do Barreto, Macaé. 


002
07.05.2017
O. G.: DOUTRINÁRIO
Evangelístico/doutrinário/ético/consagração/devocional/pastoral
Texto Bíblico: Atos 16.25-34
Tema: Famílias comprometidas com Deus...
I.C.T.: o texto diz que por causa da fé do carcereiro, sua família foi alcançada por Deus.
O.E.: que meus ouvintes possam se alegrar com a salvação em Cristo Jesus.
Local: IBB Sua Cidade RJ

INTRODUÇÃO
- No texto que lemos Paulo e Silas, estavam na cidade de Filipos na Macedônia e indo eles para o lugar de oração uma mulher com espirito de adivinho vinha importunando-os todos os dias. Ficando irritado com o fato ele repreende o espirito da mulher e por causa disso ele e Silas foram presos. Não tendo o que fazer eles resolveram cantar e orar até que um milagre aconteceu, as cadeias foram soltas e ficaram livres.  Porem o carcereiro vendo o que aconteceu, disse: “senhores o que devo fazer para que seja salvo”? Então Paulo disse: “Creia no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”.

Ilustração
- Lembro-me do meu tio Amaro Martins que era pastor da igreja assembleia...

F.T. – Comprometidas com Deus são as famílias que...
1) ... Já receberam a salvação em Cristo (v. 31).
- Paulo direcionou uma palavra ao carcereiro que se ele cresce toda a sua casa seria salva. Por ele ter crido a sua família ouviu a mensagem da salvação e todos creram no Senhor Jesus.
- A salvação produz em nós um sentimento de gratidão a Deus;
- A salvação nos dar condição de receber o Espirito Santo de Deus em nossa família;
- A salvação trás o reino ou o governo de Deus para nossa família;
- A salvação produz em nós o desejo de servir no Reino de Deus.  

 Ilustração
- Por exemplo, vamos ver Paulo escreve aos Romanos 16.3,4 “v.3 Saudai a Prisca e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,   
v.4 os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios”.  
-
Aplicação
- Que possamos ser comprometidos com a nossa família e com Deus, pois já fomos alcançados pelas suas misericórdias com o proposito de nos tornar testemunhas vivas do seu amor.

F.T. – Comprometidas com Deus são as famílias que...
2) ... Já aceitaram o Senhorio de Cristo (v. 33).
- Viver o senhorio de Cristo, implica em não viver a nossa vontade, mas a vontade Dele.
- Viver o senhorio de Cristo, requer confiança Nele ainda que algumas coisas não estejam como gostaríamos;
- Viver o senhorio de Cristo, é como o salmista vai dizer...
Ilustração
- Salmos 23.1-3 O senhor é o meu Pastor e não me faltara. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para juntos das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu Nome...
Aplicação
- Diante disto, podemos afirmar que não existe outro lugar melhor para nossa família está, se não debaixo do Senhorio de Cristo. Pois teremos assim a garantia de que Ele nos guiará.

F.T. – Comprometidas com Deus são as famílias que...
3) ... Testemunham de Cristo com alegria (v. 34).
Por que somo testemunhas? Não é por obrigação, mas por estilo de vida. Vivemos uma nova vida em Cristo. E esta nova vida deve transmitir Cristo para as pessoas.
O Senhor vai dizer para seus discípulos: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. Mateus 5:13

Foi pelo testemunho de Paulo e Silas que o carcereiro e sua família foram alcançados por Deus V.25

Qual tem sido nosso testemunho?

Ilustração
- Nos cultos que eu participava na empresa, chegou um irmão novo e bem animado, falando com todo mundo, sempre sorrindo... Ele estava fazendo estágio na empresa. Quando estava para vencer o seu estagio, ele pediu oração no culto até o ultimo dia para ser efetivado. Ele foi contratado, veio no culto agradeceu e não voltou mais. Todos que oraram diziam: mais um que procura Deus para seus benefícios.
Aplicação
- Que possamos assim como a família do carcereiro testemunhar a verdadeira alegria transbordante de Deus em nossas vidas, ainda que estejamos passando momentos mais difíceis da nossa vida.

F.T. – Comprometidas com Deus são as famílias que...
4) ... Abençoam outras famílias (Gn 22. 17,18).

“17 - Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”. Gênesis 22:17-18

- Deus através de nossas vidas, deseja abençoar outras famílias.  Permita ser usado por Deus para as pessoas, que estão aflitas, deprimidas, que estão prestes a abandonar a fé...

Ilustração
- José, descende de Abraão e por causa da fidelidade dele com Deus, todos que moravam no Egito e vizinhos foram abençoados por Deus e não morreram de forme.
Aplicação
- Que no viver das nossas famílias Deus possa alcançar muitas vidas pelas suas bênçãos e misericórdia. Que sejamos instrumentos em suas mãos em favor do próximo.   



CONCLUSÃO
- Deus permitiu que Paulo e Silas fossem presos com o proposito de alcançar a o carcereiro e sua família. Eles foram alcançados e testemunharam com alegria... Assim também nossas famílias foram salvas, receberam o Senhorio de Cristo, para sermos suas testemunhas e abençoarmos outras famílias.

APELO (convite, desafio e aplicação final)
- Te convido você que está precisando de oração, ou pela sua família que está longe, ou precisa ter um encontro com Cristo... Venha aqui na frente e estaremos orando por você e por eles. 

Pr. Valdeni M. Cecilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário