Pesquisar neste blog

sábado, 25 de junho de 2011

Para quem está Estudando Teologia:

MÓDULO I – CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA PARA AS IGREJAS:


001 – Qual a etimologia ou origem da palavra direito?


R: palavra "direito" vem do latim directus, a, um, "que segue regras pré-determinadas ou um dado preceito", do particípio passado do verbo dirigere. O termo evoluiu em português da forma "directo" (1277) a "dereyto" (1292) até chegar à grafia atuaL. Para outros autores, a palavra faz referência à deusa romana da justiça, Justitia, que segurava em suas mãos uma balança com fiel. Dizia-se que havia justiça quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relação ao solo: de rectum.


002 – O que é direito objetivo e subjetivo?


R: O Direito objetivo é o conjunto de normas que o Estado mantém em vigor. É aquele proclamado como ordenamento jurídico e, portanto, fora do sujeito de direitos. Essas normas vêm através de sua fonte formal: a lei. O direito objetivo constitui uma entidade objetiva frente aos sujeitos de direitos, que se regem segundo ele.


E direito subjetivo é aquele o qual o indivíduo é titular, por ser inerente à sua pessoa; é a faculdade, que a ordem jurídica lhe assegura, de querer e realizar, ou de reagir e agir até onde onde o seu direito ou interesse não colida com o de outrem. É um interesse tutelado pela lei, que o seu titular pode alienar. O direito subjetivo divide-se em: absoluto; relativo; principal; acessório; transmissível; intransmissível e indivisível.


003 – Cite 10 ramos do direito público?


R: O Direito Público, pode ser explicado como um grande ramo de normas que possuem natureza pública, na qual o Estado atua com seu poder, por ser um tema de relevante caráter social e organizacional da sociedade. Já o Direito Privado possui outro enfoque, pois visa disciplinar as relações inter-individuais, e os interesses privados.Dessa forma, pode-se dizer que são ramos do Direito Público:


1- Direito Constitucional,


2-Direito Administrativo,


3-DireitoFinanceiro,


4- Direito Penal,


5- Direito Internacional Público,


6-Direito Internacional Privado


7- Direito Processual.


E os ramos do Direito Privado são:


8--Direito Civil,


9-Direito Empresarial,


10-Direito do Trabalho

3 comentários:

TeologiaBis disse...

Um dos melhores sites com conteúdo de Teologia e Filosofia. Muitos dos artigos são inéditos na web. Acesse: http://teologiaefilosofia.com.br

Unknown disse...

Olá... você postou no seu blog que o direito do trabalho é direito privado, porém, o direito do trabalho é Direito Difuso interno.
Gostei muito do blog.
Como a intensão; creio eu, do blog não é aprofundar no estudo do direito. Queria fazer apenas esta observação.
Obrigado.

jeronimo disse...



Prolongue o efeito do desodorante



Beber e dirigir quanto tempo devo esperar?



Veja os paises com maiores números de mulheres



Quem manda mais os Homens ou as Mulheres



Perfume que faz homens e mulheres se sentirem atraidos


Postar um comentário