Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de março de 2018

Deus prova a todos quanto ama

Texto:

Mt 3.16-17

Introdução: ....

16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Interessante dizer, como pode Deus amar tanto seu filho Jesus e o conduzir ao deserto para ser tentado pelo diabo? E tem mais, ficar 40 dias e 40 noites sem comer?
Parece contraditório, mas não é. O que nos faz passar pelas provas não é a ira de Deus, mas o seu amor por nós.
Ex.: Um fato bem interessante foi o que aconteceu em Atos 2. Que tem uma conexão muito forte com o que aconteceu com Jesus. Pois neste dia o Espirito Santo desceu sobre todos os discípulos e logo depois eles sofreram perseguição na conhecida diáspora dos judeus. No cap. 4 Pedro e João foram presos e no cap. 6 a primeira morte de um discípulo “Estêvão”.
Quando somos provamos por Deus, é um grande privilégio! Porque Deus está evidenciando no mundo espiritual o nosso compromisso e amor por Ele.
Ex.: Como por exemplo o que aconteceu com Jó. Antes de ser tentado pelo diabo, Deus falou algo a seu respeito: “E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” Jó 1:8

Aplicação: Deus permitiu Jó perder bens, amigos, e filhos porque Deus conhecia o seu coração e que mesmo diante de tudo isso Jó não abandonaria Deus.

Mt 4.1-2
v.1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Quem conduz, está na frente. Isso significa que o Espírito Santo estava com Jesus durante sua provação.
Ex.: Quando somos provados, temos a sensação de estarmos sozinhos, mas isso não pode acontecer. Pois a Bíblia vai dizer: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13
- Esse escape no original “ekbasis” que significa: caminho para fora.
O Espirito Santo te conduz a provação e também para fora dela.
Ex.: Quando Jó estava na provação, Deus o conduziu para o caminho do conhecimento da sua grandeza e assim Jó disse:
“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” Jó 42:5

Aplicação: Não estamos sozinhos na provação, e o Espirito Santo de Deus nos guiará em toda a vontade do Senhor.

v.2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
Interessante que este número 40 nos a pontam para alguns acontecimentos:  em Êxodo fala de Moises que cresceu no Egito por 40 anos, depois foi para terras de Midiã e ali ficou com seu sogro Jetro por 40 anos! Depois tirou o povo do Egito e por 40 anos caminhou com o povo no deserto... A Bíblia também vai falar de Elias em “1 Reis 19.8 - Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.”
Agora estamos diante de Jesus no deserto por 40 dias e 40 noites sem comer e teve forme.
Podemos dizer que estes homens foram grandes exemplos para o seu tempo, mas não chegaram enfrentar o próprio diabo encarnado, eles não poderiam resistir o diabo sem pecar... Por isso que seus ministérios apontavam para um libertador enviado por Deus que salvaria o homem da morte eterna.
v.3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Jesus então responde: Deuteronômio 8.3 “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.”

v.5-6 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

Jesus então responde: Deuteronômio 6:16 “Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;” 
v.8-9 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Jesus então responde: Deuteronômio 10:20 “Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.”
v.11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. 
Com as provações de Jesus aprendemos, que:
- mesmo Ele sendo filho de Deus foi provado passando por privações, por que eu não posso passar?
- Foi testado o seu conhecimento acerca das Leis de Deus. Se formos provados hoje, estamos preparados para nos defendermos biblicamente?
- foi testado a sua fidelidade a Deus e não aceitou adorar ao diabo pela glória humana.

Conclusão:

Podemos concluir dizendo as palavras do apóstolo Paulo:
2 Coríntios 4:15-18 - Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário